sexta-feira, 28 de março de 2014

Paulo: Leitor e estudioso. Érick Freire

0 comentários
“...disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar”. (Atos 26:24)

Uma das coisas que mais me deixa chateado é a falácia de afirmar que a formação do cristianismo foi feita em uma base de pessoas ignorantes. Sabemos que isto é divulgado e aceito até entre alguns cristãos evangélicos desinformados. Tratam os personagens da igreja primitiva como primatas ignorantes, erro crasso este. A maior base desta ideia é alimentada pela profissão de alguns apóstolos (pescadores), e expandida como se os apóstolos, todos eles, fossem pescadores e que estes não tinham conhecimento.
Primeiro erro, dentre os apóstolos existia cobrador de impostos, empresários e conhecedores da Lei, demonstrando isto através de citações, que não eram ignorantes. Pedro, apesar de ser considerado 'indouto', com o auxílio de Marcos redigiu suas epístolas e em ambas mostra coerência racional (1 Pe 1:7, 2:2, 3:15; 2 Pe 1:16). Quando afirma que o evangelho não vem de fábulas, João, o apóstolo amado, de igual modo defende a consistência existencial da fé através da prova empírica e testemunhal (1 Jo 1:1). Judas afirma que devemos sempre estar preparados para defender a fé que foi dada aos separados (Jd 1:3).
A Bíblia sempre falou do ensino, da busca pela graça e também pelo conhecimento, “Conhecereis a Verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8:32). Conhecer é a base da história cristã, estudar também, pois Paulo recomenda a Timóteo “persiste em ler, exortar e ensinar” (1 Tm 4:13). E é neste personagem que quero me ater. Fazendo uma pesquisa, mesmo que superficial, notaremos em Paulo um grande leitor e estudioso.
Um dos textos bíblicos que me chama atenção é Atos 26:24-26. Festo, conhecendo a Paulo há algum tempo sabia dos hábitos corriqueiros dele na própria cadeia, inclusive os textos de Atos 25 e 26 tratam de Paulo discorrendo sua dupla apologia em defesa da fé (o Reino) e em defesa de si próprio como emissário desta mensagem, pronunciamentos muito parecidos com os textos de Platão em “Apologia de Sócrates”. Paulo conhecia a cultura grega, com certeza lia os livros dos grandes filósofos e dramaturgos da época e/ou do império anterior ao romano, minunciosamente pesquisava e se detinha nos livros dos profetas, achava pontos de ligação entre a filosofia e o Evangelho do Reino. O capítulo 17 de Atos mostra o quanto ele conhecia o estoicismo e o epicurismo, em 1 Co 15 cita o dramaturgo grego Menandro “As más conversações corrompem os bons costumes”. O estilo de escrita muito similar a alguns textos de Platão. A consciência do Agnus Theos ou Agnus Dei, o Deus desconhecido, demonstra seu conhecimento da mitologia grega. Isto só pode acontecer com alguém que estuda e lê, Paulo era este homem.
A Timóteo Paulo demonstra que tinha uma pequena biblioteca que gostava de transportar, quando diz “Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os de pergaminho” (2 Tm 4:13). Então, é importante saber que os homens da Bíblia não eram ignorantes de plantão, e Paulo, um grande estudioso e leitor, que amava a busca e a se aprofundar não só na Palavra, mas em tudo, pois ele mesmo disse “Examinai tudo, retende o bem” (1 Ts 5:21).

Então, é necessário, para uma vida cristã saudável, a busca pelo conhecimento de Deus, precisamos construir o conhecimento, este será o motor da nossa aprendizagem e crescimento integral ao longo de nossa história em Graça.


Érick Freire
Escritor e pedagogo

Leave a Reply

Este é seu espaço.
Dê sua opinião, crítica, elogio e sugestão.

 
O Revistão © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

You can add link or short description here